Relacionamento

7 maneiras de melhorar seu relacionamento com o chefe no trabalho

Atualizado em 16 de maio de 2019
7 maneiras de melhorar seu relacionamento com o chefe no trabalho

Melhorar as relações com os superiores pode trazer benefícios até mesmo para a saúde e mais produtividade

Conviver bem no ambiente de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Um estudo global descobriu que 79% das pessoas que deixaram seus empregos citam a “falta de satisfação” como razão para sair. Se você sentir que está sendo levado ao limite toda vez que receber um e-mail de seu chefe, talvez seja hora de dar um passo para trás e se perguntar “por quê?”

Todos nós já passamos por isso, o que começa como uma pequena crítica de um chefe pode eventualmente se transformar em uma situação desconfortável para todos. Nem sempre se sabe qual é o fator que causa uma demissão, mas a coisa mais importante a lembrar é aprender e crescer a partir de todos os cenários enfrentados no local de trabalho.

Veja algumas dicas para fazer com que seus relacionamentos no trabalho possam trabalhar em seu favor e não contra.

  1. Mindfulness no trabalho – usar o conceito de mindfulness – ou seja, atenção total, no trabalho pode realmente ajudar a melhorar uma situação estressante. Isso não só reduz os níveis de estresse, mas também ajuda você a permanecer firme no presente. Em vez de se concentrar no passado ou imaginar como uma interação pode impactar seu futuro, manter-se perspicaz e focado no presente ajudará você a navegar com clareza o que está acontecendo hoje. Ou seja, não crie expectativas sobre o futuro ou pense no passado, foque no agora.
  2. Exercite a empatia – a verdadeira empatia é difícil de praticar, mas é uma habilidade muito importante a desenvolver se você quiser ver mudanças reais acontecerem em suas interações no local de trabalho. Lembre-se de que todo mundo está passando por algo que você não consegue ver. Lembre-se disso da próxima vez que sentir que alguém pode ter te prejudicado, coloque-se no lugar do outro.
  3. Tome a responsabilidade para si – se você acha que seu chefe está te perseguindo, dê um passo para trás e analise por que isso pode estar acontecendo. Existe uma maneira específica de você fazer coisas que podem se perder por ruídos na comunicação? Seja proativo e tente informar ao seu chefe seus melhores métodos de trabalho, use o feedback e comunicação para que ambos possam melhorar seu relacionamento.
  4. Desabafe fora do local de trabalho – é completamente normal precisar desabafar de vez em quando, mas o escritório não é o lugar para fazê-lo. Dê uma volta pelo prédio, fale sozinho ou com um amigo no carro ou espere até chegar em casa. Não importa onde você escolha relaxar, apenas certifique-se de que não esteja no local de trabalho. Confrontos no local de trabalho raramente terminam bem e não há necessidade de envolver uma pessoa extra em um acidente de comunicação.
  5. Tente aprender sempre – pode ser clichê para alguns, mas toda interação produz uma experiência de aprendizado. Se o seu chefe criticar consistentemente o seu desempenho no trabalho, veja como você pode melhorar sendo vocal e perguntando o que você deve corrigir. Se você receber algum feedback positivo, tenha em mente como se sentiu e se concentre em como pode melhorar ainda mais o seu trabalho.
  6. Não leve as coisas para o lado pessoal – ninguém está sempre disposto a machucar alguém no trabalho de propósito. Muitas vezes, o que vemos em outra pessoa é um reflexo de algo que temos medo de ver em nós mesmos, então tenha isso em mente se você é acusado de algo que não parece “coisa sua”. Além disso, esteja ciente do que está te deixando insatisfeito no trabalho e tente chegar à raiz disso.
  7. Agradeça – quer você receba uma crítica dura ou apenas observações simples, surpreenda seu chefe com sua atitude positiva.Manter o equilíbrio e incorporar a atenção plena ao trabalho pode ajudá-lo a lidar com situações difíceis. Com isso sua presença poderosa e positiva pode se espalhar infecciosamente pelo escritório.

Fonte: Forbes

Leia Também

As habilidades sociais que você precisa para atingir o sucesso

As habilidades sociais que você precisa para atingir o sucesso

10 passos para produzir mais em home office

10 passos para produzir mais em home office

Saúde mental no trabalho: dicas para equilibrar-se

Saúde mental no trabalho: dicas para equilibrar-se

Funcionário saudável é muito mais produtivo

Funcionário saudável é muito mais produtivo

5 exercícios para aliviar a tensão no trabalho

5 exercícios para aliviar a tensão no trabalho

Curta nossa página

Siga no Pinterest