Equilíbrio

10 dicas para pessoas introvertidas em situações sociais

Atualizado em 22 de maio de 2019
10 dicas para pessoas introvertidas em situações sociais

Veja as estratégias para socializar sem sofrer, mesmo que você seja uma introvertida incurável

Você é do tipo que sofre quando precisa ir a festas ou reuniões? Foge de eventos até onde puder? Treme quando ouve a palavra “networking” e jamais falaria para uma grande plateia? Você não está só.

Veja as dicas da autora Susan Cain, autora de Quiet: The Power of Introverts in a World That Can’t Stop Talking para viver melhor em um mundo em que é preciso interagir.

1 – Chegue cedo

Desta forma, você pode ter uma idéia da sala e ter pessoas chegando para dizer, em vez de você precisar entrar e cumprimentar a todos de uma vez. Isso permite que você enfrente interações menores para começar, em vez de enfrentar um grande grupo de uma só vez.

2 – Peça para ser apresentada

Se você conhecer alguém em um evento, é tentador ficar com essa pessoa até o fim, mas pode ser pouco interessante. Defina um número de pessoas para atender dentro de um determinado período de tempo. Se você conhece alguém, junte-se ao grupo e peça para ser apresentada. Se você está nervosa em conversas, lembre-se que você não precisa falar o tempo todo. Use insights bem posicionados para demonstrar inteligência em vez de falar continuamente.

3 – Um passo de cada vez

Se aproximar-se de uma pessoa assusta você, dê um passo de cada vez. Segundo o pesquisador Mihaly Csikszentmihalyi, as pessoas ficam mais felizes quando fazem algo um pouco fora de sua zona de conforto. Comece com uma rede de segurança. Por exemplo, caminhe até um estranho com um amigo a reboque. Comece a conversa e deixe seu amigo assumir. Depois de fazer isso algumas vezes, continue a conversa.

4 – Aja como um extrovertido

Os introvertidos são capazes de agir como extrovertidos por causa do trabalho que consideram importante, pessoas que amam ou qualquer coisa que eles valorizem muito. Quando necessário, você pode agir como um extrovertido e ainda manter sua autenticidade ao fazê-lo. Lembre-se de reservar o tempo que você precisa para o equilíbrio mais tarde.

5 – Tome notas

Ruim em lembrar nomes, mesmo imediatamente depois de ser apresentada a alguém? Pode ser porque enquanto as pessoas estão se apresentando, a pequena voz em sua cabeça está dizendo “Não esqueça o nome delas”, e consequentemente abafa a mesma coisa que você estava ouvindo.

Ajude a evitar isso, repetindo o nome deles para eles e, depois, escrevendo uma nota rápida no telefone. Lembre-se do contexto – onde você se encontrou ou em que a pessoa estava interessada. Você pode se reconectar com eles via redes sociais ou e-mail depois.

Fonte: Good Health Magazine

Leia Também

5 indícios de que você sofre com a síndrome do impostor

5 indícios de que você sofre com a síndrome do impostor

7 maneiras de melhorar seu relacionamento com o chefe no trabalho

7 maneiras de melhorar seu relacionamento com o chefe no trabalho

Quer motivar alguém? Não dê conselhos, peça

Quer motivar alguém? Não dê conselhos, peça

Reciclagem emocional: viva melhor e mais feliz

Reciclagem emocional: viva melhor e mais feliz

As habilidades sociais que você precisa para atingir o sucesso

As habilidades sociais que você precisa para atingir o sucesso

Curta nossa página

Siga no Pinterest