Trabalho

7 dicas para melhorar sua produtividade no home office

Atualizado em 1 de junho de 2019
7 dicas para melhorar sua produtividade no home office

Trabalhar de casa funciona melhor para muitas pessoas e alguns hábitos podem ajudar a otimizar sua produtividade

Ainda não se sabe se os funcionários que trabalham em casa ou trabalham em um escritório são mais produtivos, mas uma pesquisa de um recente artigo da Harvard Business Review sugere que as pessoas que trabalham em casa no mesmo horário de trabalho fazem mais por dia. A explicação dos funcionários? O ambiente silencioso ajudou sua produtividade.

Além disso, trabalhar em casa te dá a liberdade de criar o espaço necessário para o trabalho que você precisa fazer. Em casa, você pode controlar (pelo menos a maioria) os recursos do ambiente ao seu redor.

Aqui estão suas melhores dicas de produtividade, que você pode replicar e experimentar em seu próprio espaço de trabalho. (e alguns deles podem até funcionar em um escritório “real”!)

1 – Aproveite o silêncio

Encontre o canto mais quieto da sua casa. Enquanto algumas pessoas precisam de algum ruído de fundo para trabalhar, outros acham qualquer ruído (um cachorro latindo, carros passando, crianças brincando) incrivelmente perturbador.

Se você se sentir da mesma maneira, certifique-se de que sua área de trabalho não coincida com o espaço com a janela para a rua ou para o barulho dos vizinhos. Ou, no mínimo, escolha um quarto com uma porta.

2 – Arrume a sua mesa

Parece óbvio que a bagunça de papéis desnecessários e canetas espalhadas atrasa seu progresso, mas o que exatamente você deve ter em sua mesa? Não muito. Use apenas o necessário, pastas com documentos, post-its ou um bloco de notas, talvez seu telefone.

Embora notas adesivas possam ser uma ferramenta útil, livros extras, pilhas de papel ou xícaras cheias de café morno dificultarão fortemente sua produtividade, sem mencionar sua concentração. Dar a si mesmo espaço para trabalhar permite que você tenha espaço para pensar também.

3 – Arrume também sua casa

Pode demorar um pouco mais do que limpar sua mesa para focar sua mente, mas pode funcionar bastante. Não adianta estar numa ilha de organização em meio ao caos. Em outras palavras, por mais que você queira ignorar sua sala de estar bagunçada, fechar a porta do escritório pode não ser suficiente para convencê-lo de que sua bagunça desapareceu. Passe alguns minutos a cada noite arrumando as coisas para que na manhã seguinte você esteja tinindo para os negócios.

4 – Traga um pouco de verde para o seu espaço

Uma planta de mesa ou de piso é uma ótima maneira de adicionar um pouco de ar fresco ao seu espaço de trabalho e criar uma variedade visual quando seus olhos precisarem de uma pausa da tela.

Se você não confia em sua capacidade de manter a planta viva por mais de uma semana, experimente algo mais resistente, como um pequeno cacto ou suculenta, ou pelo menos arrume sua mesa para poder ver um espaço exterior com algumas árvores ou verde.

5 – Aposte nos aromas

Aromas suaves podem aliviar o estresse usual dos bloqueios criativos e procrastinação, resultando em maior foco. Além de ter um cheiro agradável, óleos essenciais como lavanda e jasmim podem realmente dar-lhe todos os tipos de grandes impulsos naturais. Experimente uma erva ou planta com cheiro fresco ou simplesmente adicione uma vela perfumada. Aromaterapia poderia ser o truque que você precisa para colocar seus pensamentos de volta nos trilhos.

6 – Crie listas de tarefas

Antes de começar a lidar com as tarefas do dia, gaste 10 minutos criando uma lista de verificação detalhada. Depois, gaste mais cinco fazendo uma lista de tarefas ainda mais curta que você absolutamente sabe que será feita nas próximas duas horas.Esse truque não apenas ajuda você a lembrar e planejar cada tarefa, mas também divide seu dia em tarefas pequenas e práticas . Além disso, uma vez que você perceba que cada tarefa foi finalizada, essas conquistas visíveis estimularão sua produtividade.

7 – Tire pausas estratégicas

Quando é hora de fazer uma pausa, a maioria de nós vai diretamente checar as redes sociais. Mas, para uma maneira mais produtiva de recarregar as baterias, tente ler artigos relevantes para se inspirar, aprender sobre novas inovações em sua área de atuação ou até mesmo dar um passeio pelo seu quarteirão.

Contanto que você esteja programando suas pausas, voltará a trabalhar em pouco tempo e seu cérebro se sentirá um pouco mais revigorado. Escolha uma atividade que funcione melhor para sua agenda e hábitos de trabalho.

*Fonte: The Muse

Leia Também

10 passos para produzir mais em home office

10 passos para produzir mais em home office

3 lanches saudáveis para comer no trabalho

3 lanches saudáveis para comer no trabalho

7 maneiras de melhorar seu relacionamento com o chefe no trabalho

7 maneiras de melhorar seu relacionamento com o chefe no trabalho

10 motivos para ir trabalhar pedalando

10 motivos para ir trabalhar pedalando

Você workaholic? Conheça as consequências

Você workaholic? Conheça as consequências

Curta nossa página

Siga no Pinterest